domingo, 6 de novembro de 2011

Para quem ainda não entendeu, não custa explicar de novo...

Gente,

quando o professor pede um trabalho, não serve entrar na rede, selecionar tudo, usar control C e depois control V num documento do Word, imprimir e entregar. O professor sabe que se você chegou ao ensino superior deve ser suficientemente adestrado para essas operações mecânicas... O que ele quer é que você LEIA o que encontrou, ENTENDA, CONFRONTE com outros textos importantes para o tema e REDIJA O SEU TEXTO, fazendo a ANÁLISE daquilo que leu: o que procede, o que não procede e porquê. Para isso, você pode usar trechos dos textos que leu, ou as ideias dos autores, se forem muito boas ou quiser contestá-las, p.e., mas tem que dar o crédito.
Também não vale usar a estrutura do trabalho de outra pessoa, como se fosse sua criação...
Resumindo: se você copiar integralmente o que outra pessoa escreveu, sem dar a fonte, é PLÁGIO. E se você reescrever com suas palavras a ideia original de outra pessoa sem fazer menção a ela, é PLÁGIO. E se você usurpar a estrutura de outro trabalho, usando também os mesmos autores, nas mesmas entradas, nos mesmos trechos, ainda que reescreva com suas palavras, é PLÁGIO, gente!
Para ficar bem fácil: não pode se apropriar nem do texto (ainda que parcialmente), nem das ideias de outra pessoa, nem da estrutura por ela delineada, mudando com suas palavras. Qualquer dessas situações, configura o "tar" do plágio...
Inspiração é uma coisa. Usurpação, é outra.